Transformando Desafios em Oportunidades: Seu Parceiro Contábil de Confiança!

Comece sua jornada rumo ao sucesso financeiro agora! Contate-nos.

Quero conhecer mais
Contabilidade digital completa para sua empresa

Tabelas Práticas

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA NÃO CONTRIBUINTE

No tocante ao fato gerador do diferencial de alíquota não contribuinte quando das vendas interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte pessoa física ou jurídica, no  inciso CXCII, art. 32, livro I do RICMS/RS, não consta dispensa da obrigatoriedade por parte do contribuinte beneficiado pelo regime especial, quando realizar suas operações interestaduais..

Sendo assim, nos termos da Lei Complementar n° 190/2022, em caso da alíquota interna do Estado de destino ser maior que a alíquota interestadual da venda, o destinatário sendo empresa do Regime Normal, será fato gerador do recolhimento.

GUIA DE RECOLHIMENTO DIFAL NÃO CONTRIBUINTE

Ao ser responsável pelo recolhimento do difal não contribuinte o contribuinte deverá realizar o pagamento por guia GNRE, exceto se o Estado de destino definir recolhimento em guia interna.

Para fins de regra geral para guia GNRE, é devido 2 códigos de recolhimento a depender se o remetente possui inscrição estadual de substituto no Estado de destino ou não.

Sendo assim os códigos disponíveis são: 

a. ICMS Consumidor Final não contribuinte outra UF por Operação - Código 10010-2 (quando não possuir inscrição de substituto no Estado de destino)

b. ICMS Consumidor Final não contribuinte outra UF por Apuração - Código 10011-0 (quando possuir inscrição de substituto no Estado de destino)
 

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

CTL Contabilidade e Gestão

CTL Contabilidade e Gestão

WhatsApp